terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Escolinha de Agroecologia capacita produtores em Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Mesquita e Belford Roxo.

Encerrou-se no dia 18 de dezembro de 2009 a Escolinha de Agroecologia, promovida pela CPT, Emater-Rio e STR - NI, que capacitou 43 alunos com conhecimentos agroecológicos e práticas conservacionistas. Os alunos são provenientes dos municípios de Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Mesquita e Belford Roxo, representando 15 diferentes comunidades rurais. O curso foi realizado no anexo da Catedral de Santo Antônio, no Centro de Nova Iguaçu, e procurou mesclar assuntos de interesse ao agricultor familiar, com aulas teóricas e práticas, demonstrações de métodos e excursões. A Escolinha, que iniciou suas atividades em março, totalizou 120 horas/aula.








"Todas as etapas são fotografadas, e as fotos das aulas práticas são utilizadas depois em sala de aula para suscitar debates sobre as mesmas" - explica Mariella, Engª Agrônoma do Esloc Nova Iguaçu, a frente do projeto - "A abrangência da experiência em termos de número de comunidades atingidas e a frequência de um bom número de alunos (e com uma participação bastante equilibrada de homens e mulheres, líderanças e conselheiros municipais) vem garantindo a formação de multiplicadores, o que faz esperar um bom impacto nos próximos anos, fazendo amadurecer o processo de transição ecológica em curso".






Em  27 de agosto de 2009, a Escolinha de Agroecologia recebeu o prêmio Baixada na categoria Meio Ambiente, concedido pelo Forum Cultural da Baixada Fluminense. A cerimônia de entrega dos prêmios, distribuída em 14 categorias, deu-se no CAIC da UFRRJ, em Seropédica, à qual compareceram cerca de 400 pessoas de toda a Baixada.
 
Veja mais fotos deste projeto clicando aqui.

Fotos da solenidade de entrega do Prêmio Baixada 2009

Fotos da Visita à Fazendinha da Embrapa

Visita à PESAGRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário